+

Apresentação

Os cursos superiores de tecnologia têm sua origem nos anos 60, apoiados nas necessidades do mercado, e teve um crescimento significativo nos anos 70. A partir de 1979 mudou-se o estímulo à criação de novos cursos de formação tecnológica, quando se extinguiram muitos dos cursos do setor público, restringindo-se a oferta pelas instituições particulares. Desde a aprovação da Lei 9.394 de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o contexto educacional brasileiro vem passando por mudanças qualitativas e quantitativas em todos os níveis e modalidades de educação. Neste contexto a educação profissional de nível tecnológico, onde estão alocados os cursos superiores de tecnologia, vem experimentando crescimento substancial.

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

TURNO: Noturno
MODALIDADE: Saneamento
ÁREA: Meio Ambiente e Tecnologia da Saúde
GRAU ACADÊMICO: Tecnólogo em Meio Ambiente
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 3 anos Máximo = 5 anos

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Os cursos superiores de tecnologia surgiram apoiados em necessidades do mercado e respaldados pela LDB de 1961 e legislações subsequentes. Considerando a rápida transformação da sociedade brasileira, tem-se por consequência o surgimento contínuo de novas funções sociais e novos campos de atuação.
No processo educacional, o rápido crescimento do número de alunos cursando e concluindo o ensino médio e as constantes mudanças no mundo do trabalho, vem aumentando a demanda pela oferta de educação pós-média e superior. Neste contexto a educação profissional de nível tecnológico vem experimentando um crescimento substancial.
A área profissional de meio ambiente compreende ações de preservação dos recursos naturais, com controle e avaliação dos fatores que causam impacto nos ciclos de matéria e energia, diminuindo efeitos causados na natureza (ar, água e solo). Compreende, igualmente, atividades de prevenção de poluição por meio de educação ambiental não escolar, da tecnologia ambiental e da gestão ambiental.
Embasado por um conhecimento científico, tecnológico e de gestão, com uma postura pessoal pró-ativa, o tecnólogo ambiental será capaz de conhecer os recursos naturais e os problemas de processos ambientais de um determinado local, auxiliando assim no planejamento de empreendimentos sustentáveis. Será capaz de realizar ações mitigadoras de impactos ambientais, identificar processos tecnológicos e de produção vigentes, auxiliar na implantação de alternativas tecnológicas adequadas, bem como ter conhecimento da legislação ambiental com uma visão crítica da mesma, podendo promover o monitoramento ambiental.

Maiores informações: link